AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

12 de out. de 2013

COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO?

COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO ???
 
 
“Toda pessoa que estiver unida com Cristo, esta sim terá uma nova vida...”. (2ª Coríntios cap.5 vers.17).
 
“Coloque a sua vida nas mãos de Deus, confie Nele, e Ele te fará um vencedor.” (Salmos cap.37 vers.5).
 
“Eu já mostrei o que é bom. Já disse o que Eu estou exigindo de vocês. O que Eu quero é que vocês simplesmente façam o que é direito. Amem uns aos outros com dedicação, e vivam em humilde obediência ao seu Deus.” (Miquéias cap.6 vers.8).
 
Antes de começar mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, primeiramente gostaria de lhe fazer 5 simples perguntas:
 
1ª) Como está o seu relacionamento com o seu Pai ???
2ª) Você tem certeza de que o seu relacionamento com o seu Pai está correto ???
3ª) Você está se sentindo culpado ou envergonhado por algum motivo ???
4ª) Você tem absoluta certeza de que realmente recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal ???
5ª) Ultimamente, de que forma você tem seguido os conselhos de seu Pai ???
 
 Se você é uma daquelas pessoas que realmente analizam a Bíblia Sagrada com bastante atenção, então creio que você já deve ter percebido que as respostas para estas cinco perguntas também trazem fundamentos que estão relacionados á real busca de seu potencial, aquele que Deus te deu !!!
 
A resposta para estas 5 perguntas também baseia-se em uma outra pergunta: “O seu coração está limpo ???” 
 
Um filho só poderá ter um relacionamento justo e sincero com o seu Pai, se ele realmente estiver com o seu coração limpo. Antes de tudo saiba que eu não estou me referindo ao seu coração carnal, mas sim ao seu coração espiritual. Portanto, a pergunta central é: Como está o seu espírito ???   
 
 Todo ser humano já nasce com uma certa inclinação para o pecado, a qual o afasta de Deus. Todos nós nascemos com uma natureza pecaminosa, com foco em nós mesmos e na auto satisfação. Quando uma criança nasce, a primeira coisa que ela faz é demonstrar claramente a sua primeira respiração através do choro insistente que está relacionado á sua necessidades humana de se alimentar, de ser tocado, de ser segurado, e de ser confortado. Em poucas palavras, o bebê está dizendo: Me alimente !!! Me segure !!! Me cubra !!! Me conforte !!!
 
No âmbito espiritual, a pessoa também nasce com um foco em nela mesma. Ela quer o quer !!! Ela deseja que o mundo gire ao seu favor !!! Ela quer determinar seu próprio destino para que ela possa obter controle sobre tudo, ou seja, ser tudo e ter tudo. A grande maioria das pessoas do mundo buscam apenas aquelas coisas que trarão satisfação imediata.
 
É exatamente quando uma pessoa se encontra sobre um estado egoísta e orgulhoso, onde ela não consegue sentir aquela verdadeira necessidade de buscar á Deus, pois ela não deseja aquilo que Deus deseja para ela. Em todo o mundo, nações estão clamando á Deus como uma forma apenas de resolver seus problemas, ou de suprir suas necessidades. Mais especificamente, clamando a Ele apenas para resolver situações nas quais estas pessoas consideram problemáticas, ou para realizar algum tipo de desejo ou necessidade.
 
Existem diferenças em quem aceita e quem rejeita á Cristo como Salvador. Toda pessoa que recebe o sacrifício de Cristo ao seu próprio favor e que crê Nele como Salvador, esta pessoa passa a ter uma nova inclinação em sua nova vida. Observe que (2ª Coríntios cap.5 vers.17) ensina que “Toda pessoa que estiver unida com Cristo, esta sim terá uma nova vida...”. Nesta passagem, Paulo mais uma vez fala sobre o seu trabalho como apóstolo, trabalho este que no qual o principal objetivo era o de levar pessoas a se tornarem amigos de Deus. E que todos aqueles que verdadeiramente se tornassem amigos de Deus, e que aceitassem á Cristo como Salvador, receberiam o Espírito Santo e também viveriam para sempre no céu.
 
Toda pessoa verdadeiramente aceita á Cristo como Salvador, também recebe o Espírito Santo para habitar nela e para capacitá-la a desejar uma nova forma de viver. A principal ação do Espírito Santo é a de fortalecer cada novo convertido a buscar e a ter uma vida cristã limpa..
 
Toda pessoa orgulhosa acaba definindo o que ela mesma procura. Este tipo de pessoa só vive para si mesmo. Pode até ter metas e aspirações, só que tudo passa a ser definido por ela mesma, e não por Deus, e com isso elas sempre acabam priorizando aquilo que lhe convém. Aquelas pessoas que não conhecem á Cristo como Senhor e Salvador, acabam estabelecendo metas para socialmente ajudar outras pessoas. Só que, no entanto, elas acabam estabelecendo suas próprias metas. Escolhem ajudar á outras pessoas porque isso contribui para que elas se sintam bem, só que elas não sabem que qualquer ajuda ou trabalho social não é capaz limpar nem mesmo 1% da sujeira que se encontra no interior de alguém. O peso do pecado, dos desejos de vingança, da inveja, do adultério, entre muitos outros desejos pecaminosos, não podem ser apagados através de bonificações sociais mesmo que sejam bem intencionadas. Doar um prato de arroz e feijão para um mendigo de rua, não leva ninguém a alcançar a salvação eterna, pois isto não passa apenas de uma atitude de boa obra. Mesmo a pessoa sendo um exemplo de bondade e de caridade, se ela não tiver verdadeiramente aceitado a Cristo como Senhor e Salvador, dificilmente irá conhecer o seu verdadeiro Pai em glória.
 
“...não podemos permanecer dormindo igual aos outros. Portanto, precisamos permanecer acordados sobre o nosso perfeito juízo. Devemos usar a nossa fé e o nosso amor como couraça, e a nossa esperança de salvação como proteção para a nossa cabeça.” (1ª Tessalonicenses cap.5 vers.6 e 8).
 
Toda pessoa cuja natureza espiritual Deus realmente perdoou e transformou, automaticamente passa por um processo em que a sua mente é renovada, redirecionada a andar nos caminhos do Senhor, e revigorada para cumprir os propósitos de Deus. A partir daí, o Espírito Santo começa a liberar a plenitude do potencial desta pessoa. Sendo assim, todas as vezes em que a pessoa pensar que tal coisa é impossível de se fazer, ela devera de imediato responder: “ - Eu não posso. Mas o Espírito Santo não somente pode, como eu creio que Ele vai fazer !!!”
 
Também, toda vem que você pensar algo do tipo: “não sei o que fazer”, você deverá responder da seguinte forma: “mas sei que o Espírito Santo sabe. E ele me conduzirá e me guiará !!!”  
 
É importante saber que o Espírito Santo jamais te ajudará a fazer algo que fuja da Sua própria vontade, do Seu plano, e dos propósitos de Deus para você. Esteja ciente de que o Espírito Santo não te dará poder para você realizar coisas que são da sua própria vontade simplesmente porque você acha que este algo é uma ideia boa ou um projeto bom. Por outro lado, o Espírito Santo pode te ajudar a alcançar o sucesso na realização de todas as coisas nas quais Deus te achamou para ser e fazer.
 
Enquanto você não tiver um coração novo e limpo, ou seja, aquele coração no qual somente Deus é que pode lhe conceder por meio do perdão, infelizmente você não será capaz de compreender totalmente  as obras do Espírito. Um coração impuro não pode ter acesso á Deus, mas toda pessoa que possui um coração limpo e submisso á Deus estará capacidade a ouvir a voz do Espírito Santo e atentar para ela.
 
Quando falamos da nossa necessidade contínua de convicção, confissão, e purificação, Paulo mais uma vez nos adverte da seguinte maneira: “Jamais pense em atrapalhar a ação do Espírito Santo !”. Na verdade, o alerta de Paulo é: “Jamais sequer pense em apagar a ação do Espírito Santo !”. Também em (Efésios cap.4 vers.30) Paulo nos lança mais um alerta que é: “Não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus libertará todos vocês !”
 
PERGUNTA: Leandro, o que mais entristece o coração de Deus ???
RESPOSTA: É rejeitar o amor e os planos Dele. Quando um filho rejeita ou abandona o caminho do seu Pai para seguir o seu próprio caminho, então o Pai automaticamente se entristece. Sempre que um filho escolher andar conforme a sua própria vontade, e não conforma a vontade de seu Pai, o filho automaticamente acaba sufocando a habilidade do Espírito Santo de lhe ajudar !!!
 
A desobediência do filho é o que mais entristece o coração do Pai. O pecado é uma insubmissão aos mandamentos divinos, pois o pecado faz com que o filho não acerte aquele alvo que o Pai estabeleceu para ele. O pecado também resulta na perca do sinal que Ele deixou para que você recebesse o melhor de Deus. Se você realmente quiser descobrir o que Deus deseja realizar em você através do Seu intermédio, então primeiramente você pedir ajuda ao Espírito Santo. Em segundo lugar você deve permitir que Ele te capacite e te fortaleça. Em terceiro lugar você diariamente deve pedir humildemente ao Seu Espírito que te limpe de todo pecado, e que direcione a sua atenção, a sua mente, as suas afeições, e principalmente os seus desejos a Deus e ao Seu plano.
 
A necessidade de ser limpo pelo poder de Deus não tem fim. Você deve pedir ao Espírito Santo que sonde o seu coração e revele seus pecados, a fim de que você possa confessá-los e ser continuamente perdoado. Observe que em (Salmos cap.139 vers.23,24) Davi nos traz uma ótima receita: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu caminho; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Veja que nesta passagem o salmista está pedindo que Deus revelasse qualquer coisa que precisasse ser confessada a Ele, qualquer coisa que precisasse de perdão. Davi pediu á Deus que lhe mostrasse como sua vida se alinhava com a vontade, com o plano, e com o propósito do Pai, não somente naquele momento, mas para toda a eternidade.
 
Para você que acompanha mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, saiba que somente Deus é quem sabe o que você deve ou não deve fazer. Você não é capaz de conhecer as melhores escolhas que você deve fazer, ou as melhores soluções para os seus que você tem enfrentado, somente Deus é capaz de te mostrar a melhor e mais rápida saída. Portanto, não é Deus que precisa de você, mas sim é você quem precisa de Deus. Observe que em (Miquéias cap.6 vers.8) Deus nos traz a seguinte resposta: “Eu já mostrei o que é bom. Já disse o que Eu estou exigindo de vocês. O que Eu quero é que vocês simplesmente façam o que é direito. Amem uns aos outros com dedicação, e vivam em humilde obediência ao seu Deus.” 
 
Somente Deus que pecados você deve confessar para que você possa ser perdoado e seguir em frente com um coração limpo.
 
Você quer mesmo buscar o melhor de Deus ???
Você está disposto a ser transformado ???
Você deseja submeter a sua vida ás orientações, aos conselhos, e á direção do Espírito Santo ???
Você está disposto a viver em um constante estado de confissão, perdão, e pureza ???
 
Saiba que somente Deus é quem possui o melhor tipo de plano para você, para a sua família, e para o seu ministério. A função do Espírito Santo é a de alinhar você á este plano. O Pai sempre trabalha visando um benefício eterno aos seus filhos. “...O meu Pai trabalha até agora...” (João cap.5 vers.17).
 
“Felizes são aquelas pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como Seus filhos.” (Mateus cap.5 vers.9). Veja que nesta passagem, Jesus não estava se referindo apenas ao momento em que  veremos o Pai na sala do trono, mas também á nossa habilidade de ver o Seu Espírito agindo em nossa vida agora mesmo.
 
Toda pessoa pura de coração verá a Deus não necessariamente em visões ou em grandes conquistas espirituais de outros, mas á medida em que Ele for operando nelas e por intermédio delas, começarão a entender que o Pai está por trás de cada coisa boa em sua vida.
 
A partir do momento em que você se tornar puro de coração, você então começará a crescer no entendimento de que somente o Pai é que pode fazer todas as coisas para o de Seus próprios filhos. Por fim, para o bem de seu filho, o Pai começa a mudar circunstâncias, promover eventos inesperados que geram benefícios inimagináveis, e realiza relacionamentos para que a Sua Palavra seja pregada com muito mais influência, muito mais poder, e causando muito mais impacto.
 
“Pois sabemos que todas estas coisas trabalham juntas para o bem de todas as pessoas que verdadeiramente amam á Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com Seus Planos.” (Romanos cap.8 vers.28).
 
Pergunta: Leandro, o que eu preciso fazer para saber mais da obra do meu Pai sobre a minha vida ???
Resposta: Em primeiro lugar, deseje e busque um coração limpo e puro !!!
 
“Em primeiro lugar busquem á Deus e também á Sua justiça, e as demais coisas Ele irá acrescentar em sua vida.” (Mateus cap.6 vers.33).
 
“Pois todas as coisas foram criadas por Ele, e tudo existe por meio Dele e para Ele. Glória á Deus para sempre ! Amém !” (Romanos cap.11 vers.36).
 
Saiba que o seu coração precisa permanecer inclinado á pureza, e isso significa mantê-lo intencionalmente limpo. Você precisa fazer a sua parte e se esforçar para realizar algo, perseverando naquilo com muito cuidado e muita atenção.
 
Na minha opinião, no entendimento bíblico, o coração não está muito relacionado com os sentimentos, mas sim com as intenções, com as motivações, com os desejos, e com as vontades. O coração é capaz de transmitir atitudes e ideias para o nosso cérebro, além de também poder originar palavras e ações que definem a nossa vida.
 
É exatamente o coração que influencia o que você vai fazer, e também o que você vai dizer e fazer. A vontade do coração pode definir o cerne de todas as suas próprias decisões e escolhas. Também é importante saber que são poucas as coisas que podem afetar as suas atuais circunstâncias atuais e futuras, assim como também como a sua vontade. O coração pode determinar se a sua vida aqui na terra permanecerá pura ou se será manchada pelo pecado.
 
Não basta somente ter um coração puro. Também é preciso ter muita força de vontade. São exatamente estes os principais requisitos para uma vida em real santidade com o Pai.
 
“...Toda pessoa que diz pertencer á Deus precisa abandonar o pecado.” (2ª Timóteo cap.2 vers.19).
 
COMO ESTÁ O SEU CORAÇÃO AGORA ???
 
   
QUE DEUS TE ABENÇOE.
 
Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.
A vida é feita de movimentos !!!

Nenhum comentário: