AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

13 de jul. de 2013

PERTUBADOS POR INVEJOSOS / LIBERTOS PELA SABEDORIA.


 
“Todo aquele que se encontra coberto será descoberto, e todo o que se encontra escondido será encontrado.” (Lucas cap.12 vers.2).
 
Para você que neste momento começa a acompanhar mais esta matéria para mensagem e estudo bíblico produzida por este ministério, primeiramente é necessário identificar o real significado da palavra Inveja: “Sentimento de rancor e ciúme direcionado á uma outra pessoa que possui bens maiores entre uma qualidade de vida superior !”
 
Creio que você já deve ter passado por experiências em que você sentiu que uma outra pessoa próxima á você, ultimamente tem mantido uma certa distância depois que ela ouviu dizer sobre um acontecimento positivo em sua vida. Infelizmente no mundo carnal é comum que uma outra pessoa cobice a felicidade da outra.
 
Existem muitas pessoas que acreditam que a felicidade só pode ser alcançada através da aquisição de certas bênçãos em pontos definitivos da vida. Quando uma pessoa não consegue o que deseja, ela passa a se entristecer ainda mais quando ela vê uma outra pessoa conquistando algo que ela não conseguiu conquistar, e como resultado ela começa sentir inveja desta outra pessoa que conseguiu o que ela não conseguiu. Estes casos são comuns no dia á dia da sociedade humana, inclusive dentro igrejas, dentro das famílias, e principalmente dentro do ambiente de trabalho profissional.
 
A inveja está presente principalmente na vida adulta de todas as pessoas, portanto, devemos aprender a identificar o comportamento de uma pessoa invejosa para que o perfil dela possa ser cuidadosamente estudado, para que possamos aprender qual será a melhor maneira de lidar com alguém invejoso, ou que possui sentimentos de invejas.
 
Quando o assunto é sobre inveja, existem várias classificações que podem ser incluídas para uma melhor explicação:
 
A) A INVEJA POSSUI UM GOSTO BEM AMARGO:  Não somente a inveja, mas também aquele sentimento de vingança contra uma outro pessoa (rivalidade e desejo de destruição), são sentimentos inspirados por Satanás. Infelizmente o ser humano possui fácil atração por desejos negativos ocasionados por pressões da sociedade, e às vezes até mesmo devido á pessoas bem intencionados. Quando buscamos a sabedoria de Deus, podemos ser libertos daqueles sentimentos que temos de querermos nos compararmos, e também nos libertarmos daquele sentimento de cobiça.
 
Difilmente uma pessoa invejosa consegue sentir uma felicidade pura e verdadeira, pois as chamas da inveja a dominam 24 horas por dia, da mesma maneira em que o lago de fogo domina a aparência do inferno.
 
"Observe que em (Tiago cap.3 vers.14,15) diz o seguinte: “A pessoa que possui em seu coração sentimentos de inveja, amargura, e egoísmo, não é considerada uma pessoa sábia. Pois esta espécie de sabedoria não vem de Deus, mas sim deste mundo pecaminoso, e também da nossa natureza humana pecaminosa.”
 
B) A INVEJA PODE CAUSAR TOTAL DESTRUIÇÃO EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA: O pecado da inveja pode começar a ser concebido com um simples pensamento. Nós não podemos permitir que a nossa mente acolha pensamentos e sentimentos de cobiça, inveja, ódio ou vingança, pois todos estes sentimentos são considerdos pecaminosos perante de Deus e vantajosos á condenação. Não se esqueça que Deus odeia o pecado. A nossa mente deve ser ocupada com pensamentos verdadeiros, honestos, justos, puros, e amáveis. Observe que em (Jó cap.5 vers.2) diz que: “Viver amargurado é uma falta de juizo que pode levar á morte.” 
 
É preciso evitar o ressentimento, pois toda pessoa que verdadeiramente libera o perdão passa a ser vista com outros olhos pela sociedade, ou seja, o perdão causa uma boa impressão á própria pessoa, pois quem perdoa também é perdoado por Deus. O mal não deve ser pago com um outro mal, e nem o pecado pode ser perdoado através de um outro pecado !!!
 
A inveja pode contaminar a vida física, psicológica, e espiritual de qualquer ser humano, pois á partir do momento em que a pessoa está invejando, ela automaticamente está andando contra a vontade de Deus, e toda pessoa que anda contra a vontade de Deus, acaba caminhando para a morte e condenação. Não devemos permitir que a nossa mente seja manipulada pela cobiça, pela inveja, pelo ódio, pelo desejo de vingança, etc... Jamais devemos focalizar o pecado. Observe que em (Filipenses cap.4 vers.8) o apóstolo Paulo ensina o seguinte: “É de dentro do coração que surgem os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, o adultério, a avareza, as mentiras, as calúnias, o orgulho, além do falar e do agir sem pensar nas consequências. Todos estes desejos partem de dentro da pessoa, fazendo com ela se torne impura.”
 
C) OBSERVAÇÕES RIDÍCULAS, ÁCIDAS, OU ANTAGONISMO ABERTO:   Algumas pessoas com inveja literalmente se tornam rebeldes, e começam a te colocar para baixo abertamente na frente dos outros. É uma contra-estratégia te acabar com a sua autoestima, para que você também fique semelhante ao nível deles. Este comportamento duro pode realmente prejudicar uma relação, a não ser que você ignore-o, centrando-se que é a inveja que está por trás disso tudo.
 
Observe que em (Romanos cap.12 vers.9) aprendemos que: “O amor não deve ser fingido. O mal é odiado; mas o bem é amável.”
 
D) COMPETITIVIDADE OU IMITAÇÃO OBSESSIVA:  Para algumas pessoas invejosas não basta apenas sentir inveja, elas não conseguem descansar enquanto você perder a sua benção recém-adquirida, ou seja, sentem prazer e satisfação em ver a pessoa derrotada, para isso elas fazem o possível para imitar as mesmas ações. Pessoas invejosas geralmente tentam fazer tudo aquilo que você faz, ficam te observando discretamente tentando te imitar e roubando suas idéias apenas para chamar a atenção dos outros para serem reconhecidos por seus superiores. Muitas pessoas invejosas tentam até mesmo vestir a mesma roupa que a outra pessoa está vestindo, e caso a pessoa invejosa não tenha o mesmo traje disponível, ela corre para uma loja á fim de adiquirir o mesmo traje para que ela possa se sentir semelhante ou superior á você, para que ela possa tentar receber os mesmos elogios que você recebe.
 
Algumas pessoas invejosas fazem imitações de uma forma mais discreta, enquanto outras insistem em dirigir a atenção para elas, pois elas não aceitam que uma outra pessoa próxima receba elogios ou alcance algum tipo de conquista.
 
A inveja é uma das maiores demonstrações de mesquinharia humana causada pela queda no pecado. Os invejosos chegam a fazer campanhas de perseguição contra suas vítimas, as quais, na maioria das vezes, não têm qualquer culpa por haverem despertado tal sentimento nos invejosos. Geralmente os mal-sucedidos têm inveja dos bem-sucedidos. Essa é uma tentativa distorcida para compensar pelo fracasso, glorificando ao próprio “eu” e procurando enxovalhar a pessoa invejada. Está baseada, portanto, na mais pura carnalidade. Muitas vítimas da inveja já descobriram que a melhor maneira de evitar o invejoso é fugir dele. Uma pessoa bem-sucedida não pode abandonar o seu sucesso, somente para satisfazer o invejoso, tornando-se um fracassado como ele.
 
“Inimigos violentos estão ao meu redor. Eles não possuem misericórdia de ninguém, e falamcom arrogância. De perto posso ver eles me perseguindo, pois estão sempre ao meu redor esperando o momento certo para atacar e me derrubar. Eles são como animais que ficam escondidos aguardando a chegada da presa, para que ela seja despedaçada.” (Salmos cap.17 vers.9,10,11,12).
 
OBSERVAÇÃO: DEVEMOS NOS LIVRAR DE CERTAS RELAÇÕES E AMIZADES QUE FAZEM MAL A NOSSA VIDA:  Em varios momentos da nossa vida percebemos que mantemos ao nosso lado pessoas e relações que não valem a pena, nos fazem mal, esgotam nossas energias, e impedem que certas conquistas cheguem até nós.
 
É preciso entender que em muitos casos para nós é praticamente impossível escolhermos quais serão as pessoas que deverão estar ao nosso redor, em muitos casos é praticamente impossível usar algum tipo de venêno para pulverizar algum companheiro de trabalho invejoso, ou um chefe arrogante, ou um filho problemático, etc... O que podemos fazer é selecionar melhor o tipo de pessoa na qual podemos cultivar uma amizade sadia, conversar, trocar idéias, conversar pela internet, e até mesmo expor o amor e a consideração que existe um pelo outro.
 
Jamais tente sustentar pessoas que te prejudicam, que te maltratam, que te aborrecem, que te entristecem, muitas vezes somos obrigados a nos desapegarmos daquela imagem de pessoa boazinha e simpática, é preciso entender que o seu sentimento precisa ser respeitado, portanto, devemos dizer adeus para aquelas pessoas que não adicionam, para os que não valorizam seus esforços, para aqueles que não sabem sustentar uma verdadeira amizade, e principalmente para aqueles que fogem quando você mais precisa, ou seja, não trazem nenhum tipo de contribuição ou retribuição.
 
Você precisa resgatar o seu amor próprio, e também fazer uma verdadeira faxina nas relações de tempos em tempos, para que você possa recuperar suas forças e seguir em frente, deixando de lado o remorso irracional sentido ao abandonar algo que te fazia mal e começar a valorizar a lição de vida que isso te trouxe.
 
Não é nenhum pecado ou crime se afastar de um amigo falso, do namorado mulherengo, do marido adultero, do colega inconveniente, etc... É preciso entender que você não é responsável pela evolução de todas as pessoas que passam pelo seu caminho, e nem é preciso tentar endireitar todo pau que nasce torto.
 
Você não é obrigado a aceitar tudo, pois primeiro devemos fazer o bem a nós mesmos. O respeito deve ser imprescidível, e neste caso, o respeito precisa estar presente principalmente em nossos limites e vontades. Você possui o direito de escolher as pessoas nas quais deseja manter em sua vida, pois além de ser um direito que cabe á você, também é considerado um dever para a sua felicidade e autoestima.
 
Após certas decisões de nossa parte, é comum que surga algum tipo de ressentimento, atrito, e até difamações, pois afinal de contas muitas pessoas preferem julgar e apedrejar coisas nas quais estão fugindo do entendimento delas, pois é mais fácil criticar do que refletir ou respeitar a escolha do outro, mas é preciso entender que isso não passa apenas de um baixo preço que devemos pagar pela liberdade de termos ao nosso lado pessoas que nos agregam, auxiliam, completam, e motivam. Você precisa saber discernir relações saudáveis com problemas normais de relações contaminosas e administrar isso de uma forma na qual você não perca a felicidade, além de se esforçar para fazer a sua parte sem que haja violência física ou psicológica.
 
Você precisa se dedicar mais as pessoas nas quais estão a disposição em aceitar aquilo que você você, mas lembre que ninguém é perfeito. Jamais se acomode e muito menos se conforme com relacionamentos destrutívos ou desagradáveis, sejam eles de amor ou até superficiais, você deve aprender a dizer não, e a ser mais seletivo em suas escolhas. Não será nada fácil, mas lembre-se que não existe preço para a liberdade, portanto, se queremos alcançar a liberdade, temos que corre atrás dela á todo custo.
 
“Uma cidade pode se tornam importante quando ela é abençoada por pessoas honestas...” (Provérbios cap.11  vers.10).
 
Existem várias maneiras de identificar, observar, classificar, analisar, e evitar pessoas que são perigosas e invejosas:
 
A) EVITE PESSOAS QUE INSTIGAM SUAS TRANSGRESSÕES:  As pessoas que instigam suas transgressões são as mais perigosas perigosas que você pode ter ao seu redor. Se seguir o conselho delas, você estará perdido. Pessoas desse tipo não podem fazer parte de sua vida. Tome cuidado com esses indivíduos, mesmo quando forem autoridades. Eles desonram a você, ao próximo e a Deus !
 
B) EVITE PESSOAS QUE INSTIGAM A COBIÇA:  Aqueles que instigam a cobiça menosprezam suas conquistas ou bênçãos e tentam fazer você menosprezá-las também. Eles cultivam a ingratidão. O problema é que você não tem como saber o que é liberdade sem ser grato. Lembre-se disto: sua vida não pode ser estável se você não fizer com que certas coisas sejam inegociáveis, como sua generosidade, seu sistema de valores, sua fé e sua gratidão, por exemplo. Você não tem como saber o que é liberdade sem ser grato.
 
C) EVITE PESSOAS QUE INSTIGAM SEUS DEFEITOS:  Devemos evitar a qualquer preço alguém que instiga  nossas fraquezas. Nós as possuímos. Não se pode esquecer que a sempre alguém observando você !!! Procure pessoas que irão tratá-lo bem, contar com você e ajudá-lo a corrigir seus defeitos.
 
D) EVITE PESSOAS QUE NÃO TE DEFENDEM QUANDO VOCÊ ESTÁ AUSENTE:  Uma das coisas mais difíceis que você pode passar, é pelo fato de ter pessoas próximas a mim que optaram por não te defender quando você estava ausente. Isso significa uma falta de ética por parte da outra pessoa. As pessoas muitas vezes não defendem os amigos a fim de proteger os interesses delas em outros relacionamentos.
 
É muito difícil e frustrante ter um relacionamento com alguém que fala mal dos outros. Isso causa um desgaste emocional e psicológico na pessoa que está ouvindo.
 
Amigos verdadeiros têm mais amor por você do que medo dos outros. Nunca continue um relacionamento com alguém que não o defenda em sua ausência. Se você continuar, poderá chegar o dia em que se pegará “andando na prancha”, e ninguém estará lá para salvá-lo.
 
E) EVITE PESSOAS QUE MENOSPREZAM A MISSÃO QUE DEUS CONFIOU A VOCE: Você precisa negar-se a ficar perto de pessoas que não animam com o que é importante para você, para a sua família, e para o seu ministério, simplesmente pelo fato de ser importante para você, isso também inclui vida profissional e financeira. É preciso que você tome cuidado com quem você fala, e sobre o que está falando, para que depois sua vida não venha a andar para tráz sem você perceber o tamanho da profundidade. Lembre-se que as pessoas possuem máscaras, e muitas destas máscaras estão até mesmo dentro da igreja.
 
Uma pessoa que não se interessa pela missão que Deus confiou a você não se interessa por seu futuro.
 
É preciso tomar o máximo de cuidado possível, pois alguns querem saber porque seus relacionamentos não são significativos. Não será porque eles nunca se empolgam com o que é importante para o outro ??? A melhor maneira de obter ajuda é animar-se com o que anima outro.   
 
F) EVITE AQUELAS PESSOAS QUE ESTRESSAM VOCÊ:  As pessoas incitam ou toleram a infidelidade e a desobediência em sua vida estão alimentando o estresse. Você precisa aprender a se afastar das pessoas que sejam infiéis aos seus compromissos !!! Quando der sua palavra, cumpri-a.
 
O futuro de muitas pessoas está atrelado a você. Por isso, não deixe uma semente de rebelião germinar em seu coração.
 
A revolta é algo inerente ao ser humano. É um desejo que deve ser sempre policiado. Controlar sua propensão à rebeldia e à ingratidão é um desafio e tanto. Logo, cultivar um relacionamento com uma pessoa que instiga tais sentimentos é muito perigoso, especialmente se você a considera uma amiga.
 
Em (Provérbios cap.27 vers.10) diz: “Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe”.
 
Observe que a Bíblia aconselha a não abandonarmos os amigos. Contudo, é preciso que você venha a se lembrar das qualificações para a amizade. Nem todos podem ser seus amigos. Somente quando alguém se qualifica para tal você não deve abandoná-lo.
 
O problema é que queremos chamar as pessoas de amigos quando estão fazendo coisas erradas, contrárias àquilo em que acreditamos. Jesus Cristo denomina de pecadores pessoas desse tipo. Observe que em (Romanos cap.16 vers.17), Ele nos adverte a distingui-las e evitá-las, bem como a proteger a pureza e a exclusividade de nossos relacionamentos:  “Rogo-vos, irmãos que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles”.
 
 
AS DUAS MELHORES RECEITAS SÃO:
 
1) ESTEJA SEMPRE SORRINDO, SEJA COMPORTADO E EDUCADO:  Lempre-se que somente a água é que pode apagar o fogo !!! Uma pessoa que é bem sucedida jamais pode assumir um perfil ignorante e malicioso. Existem oportunidades oportunidades que converterem inimigos em amigos. A melhor maneira de fazer isso é praticando o bem a essas pessoas sempre que possível. Lembre-se que uma boa condura acompanhada de um sorriso, pode derrubar qualquer pessoa que se esconde por trás de uma máscara invejosa.
 
Quando você assume uma boa conduta sorridente. Se o seu colega de trabalho que deliberadamente arruinou suas chances de um aumento de salário no último trimestre, está doente ??? Visite-o no hospital e deseje uma rápida recuperação. As chances são que as suas relações tensas com ele vão ficar muito melhores.
 
Nunca se rebaixe ao nível deles !!! Não se combate fogo com fogo. Se você começar a devolver olho por olho, você não é melhor do que eles. Dois negativos, não fazem um positivo. Não recorra à vingança, não importa o quanto você pode ser tentado. Alguns fofoqueiros poderiam te induzir a lutar, dizendo: "Você ouviu o que a [pessoa invejosa] disse sobre você ???".
 
Ignore essas tentativas de guerra, os outros apenas querem ser entretidos por sua conta. Isso irá tornar a situação ainda pior.
 
É importante perceber que cada um de nós conseguiremos o que está destinado para nós. Se manter constantemente a par das aquisições dos outros e copiar o que eles têm, se perguntando porque você não tem isso, só irá resultar na destruição de nossa própria paz e felicidade pessoal. Você deve se contentar com o que você tem e, e também pela pessoa que você é. Você deve trabalhar duro para fazer o que você ama. É importante saber que pensamentos positivos e sinceros levam ajudam a ter uma boa saúde e também contribuem para o bom humor.
 
Todos nós precisamos de uma certa dose de aprovação dos outros. Mas aqueles que se distanciam de seu caminho a fim de assegurar honras ou alcançar a popularidade perante os outros, tornam-se convencidos e mostram que não estão obedecendo à orientação do Espírito Santo. Aqueles que procuram a aprovação de Deus não precisam invejar ninguém, porque somos seus filhos e temos o Espírito Santo como a amorosa garantia dessa aprovação. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
 
2) MANTENHA-SE FELIZ NA PRESENÇA DE DEUS É SEMPRE MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA: Esqueça as pessoas invejosas, seja obediente aos mandamentos que Palavra de Deus nos traz, entregue as pessoas invejosas em Suas mãos, pois Ele sabe exatamente o que fazer com estas pessoas. Saiba que nossa principal alegria é a de conhecer a Deus e saber que Ele tem feito grandes coisas por mim e por você, e é exatamente por isso que nós estamos alegres.
 
A Alegria é mais do quem um simples sentimento, ela é um estado de uma condição em uma situação extraordinária.
 
Alegria não é o oposto de tristeza. O oposto de tristeza pode ser contentamento. Não estar contente é estar triste. Não estar Alegre, entretanto, não é estar triste: É não estar na presença de Deus.
 
Alegria também não é sinônimo de prazer. Alegria é sentir vontade de celebrar a Presença de Deus, a Glória de Deus. É estar na Presença de Deus e se alegrar com isto, sem outras intenções.
 
Os relacionamentos são importantes, porque são eles que irão efinir o nosso futuro...
 
“Caminhe com pessoas que possuem sabedoria, para que você também torne-se um sábio. Não ande com pessoas tolas, para que você também não se torne um tolo.” (Provérbios cap.13 vers.20).
 
 
QUE DEUS TE ABENÇOE...
 
Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.
Pastor Leandro Borges
 

Nenhum comentário: