AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

4 de jan. de 2014

PAPAI , QUANTO VOCÊ GANHA NA ÁLCALIS ?

PAPAI , QUANTO VOCÊ GANHA NA ÁLCALIS ?


Com uma voz tímida e olhos brilhando, o menino aguardava ansioso pela chegada do ônibus “ papa fila “que transportou durante anos funcionários que trabalhavam na Álcalis , uma empresa localizada em Arraial do Cabo cuja produção principal era a conhecida barrilha .Então , ao ver o pai descer do ônibus lançou-se em seus braços . "Papai, quanto o senhor ganha na Álcalis ?"
Surpreso, o pai respondeu ao filho: "Olhe, meu filho, nem sua mãe sabe. Por favor , não me incomode agora. Eu estou cansado, tá?".
"Mas, papai, me diga. Quanto o senhor ganha ?"O pai de Zezinho me disse que a Álcalis é rica !
Pra se ver livre do incômodo, o pai respondeu: "Trezentos Mil Cruzeiros, pronto".
"Obrigado, papai. O senhor poderia me emprestar 30 Mil Cruzeiros ?"
Mostrando o seu cansaço, e realmente perturbado, o pai irritou-se: "Então foi por isso que você perguntou quanto eu ganho, não é? Vá dormir agora e não me amole mais!".
Escurecera, e o pai se sentou, meditando no que havia dito. Sentia-se culpado agora. "Talvez", pensou, "meu filho precisa comprar alguma coisa".
Finalmente, tentado apaziguar sua consciência, o pai foi até o quarto do filho.
"Você já está dormindo, filho?", perguntou ele.
"Não, papai. Por quê?", replicou o garoto, sonolento.
"Aqui está o dinheiro que você pediu", disse o pai.
"Obrigado, papai!", disse o garoto, rindo de felicidade. Ele colocou as mãos sobre o travesseiro e tirou mais algum dinheiro.
"Agora eu tenho o bastante! Agora eu tenho 60 Mil Cruzeiros!", continuou.
O pai olhou para o filho, tentando entender o que estava acontecendo.
"Papai, o senhor me vende uma hora do seu tempo?". Infelizmente, muita gente, quando recebem textos na Internet, não dá o devido crédito nem ao âmago do texto nem tão pouco ao autor. Mas a lição desta história até me pegou de surpresa, ao término, me pertubou . Agora, podemos bem perguntar: será que vale a pena um chefe de família ganhar os maiores salários e perder os filhos? Em seu tempo áureo a Álcalis tão bondosa , abraçava com carinho os antigos e os novos funcionários.Mas, a ganância e a egocentria foi tomando conta dos dirigentes, ocasionando assim, o abandono dos seus filhos,então sucumbiu-se! Hoje só nos resta as lindas lembranças do apito,das festas, dos jogos,da tão aguardada “girafa “ , do “ cai duro “do papa fila . Bons tempos . Como dizia em sua poesia Victorino Carriço “ trabalhador ergue a cabeça com orgulho”........Com certeza, a melhor herança que podemos deixar aos nossos filhos são as memórias do tempo precioso que passamos com eles ensinando os caminhos da vida .No Livro de Provérbio, 22: 6 , diz : ensine o menino o caminho por onde deva andar , pois até quando envelhecer não se desviará dele . Seja amigo do seu filho , lhe dê atenção antes que seja adotado pelos costumes da vida .

Helenho Andrade .

Nenhum comentário: