AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

15 de fev. de 2014

A VERDADEIRA ADORAÇÃO.

A VERDADEIRA ADORAÇÃO. 
 
“O tempo já chegou. Os verdadeiros adoradores devem adorar apenas á Deus em espírito e em verdade...”(João cap.4 vers.23).
 
 
Até hoje, não somente cristãos, mas muitos outros religiosos e antigos frequentadores fazem para sí mesmos as seguintes perguntas:
 
O que é adorar á Deus ???
Quem pode adorar á Deus ???
Em quais lugares eu devo adorar á Deus ???
Será que eu estou adorando á Deus da maneira certa ???
Devo adorar á Deus apenas dentro da Igreja ???
 
Muitos ainda possuem dentro de sí mesmos, estas e várias outras interrogações quando o assunto é sobre “Adoração” ou melhor dizendo “Verdadeira “Adoração”.
 
Em primeiro lugar, é importante saber que Deus não deve ser lembrado e adorado apenas no interior de uma Igreja ou no interior de algum outro tipo de Templo. Saiba que para inicio de conversa, a verdadeira adoração também pode ser classificada como uma espécie de atividade nobre e elevada, onde qualquer tipo de pessoa possui a liberdade e a capacidade de realizá-la desde de que seja através da graça de Deus.
 
Qualquer tipo de pessoa possui liberdade de adorar á Deus, e este tipo de liberdade não deve ser colocada em prática apenas dentro de uma Igreja ou de algum outro tipo de Templo.
 
Uma outra pergunta que não se cala é a seguinte: “Será que a adoração que vemos hoje com frequência dentro das Igrejas realmente está agradando á Deus ???"
 
Acho que a única maneira de responder a estes tipos de perguntas é estudando o que a Bíblia Sagrada sobre este polêmico e sério assunto: “Será que a sua adoração realmente está agradando á Deus ???”
 
A Bíblia Sagrada apresenta ensinamentos essenciais nos quais podem ser classificados como “Ensinamentos naturais e essenciais”:
 
A) SAIBA QUE, PARA DEUS, APENAS A VERDADEIRA ADORAÇÃO É A QUE LHE INTERESSA:  Isso pode ser observado através do tipo de diálogo que Jesus usou quando ele se encontrou com a mulher samaritana. Jesus deixou bem claro que a fé é absolutamente uma adição que jamais pode faltar em alguém. O interessante diálogo que Jesus teve com a mulher samaritana nos traz importantes lições sobre uma missão que se resulta em um testemunho. A conclusão é a de que não somente esta mulher, mas também muitos outros samaritanos da cidade de Samaria passaram a crer em Jesus, e quando os outros samaritanos chegaram ao lugar onde Jesus estava, pediram humildemente para que Jesus permanecesse com eles na cidade, mas Jesus permaneceu na cidade por apenas mais 2 dias, e logo depois ele partiu para a região da Galileia. Através dos ensinamentos, muitos samaritanos passaram a crer e a adorar á Deus. A passagem de Jesus pela cidade de Samaria se conclui com um testemunho realizado através de seus ensinamentos ao povo samaritano. Os versículos 41 e 42, mostram que o objetivo de Jesus foi alcançado, pois muitos samaritanos passaram a crer e a adorar em Jesus verdadeiramente : “Muitos outros passaram a crer Nele por causa da Sua mensagem. Então eles disseram a mulher: – Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. Portanto, sabemos que, de fato, Jesus é o Salvador do mundo !” (João cap.4 vers.41,42). 
 
“O tempo já chegou. Os verdadeiros adoradores devem adorar apenas á Deus em espírito e em verdade...” (João cap.4 vers.23).
 
B) SAIBA QUE, SÓ EXISTE UM ÚNICO E VERDADEIRO DEUS EM QUE VOCÊ DEVE ADORAR:  Somente Deus deve ser adorado. Esta verdade está completamente explícita na resposta que Cristo deu á Satanás no deserto. Quando Satanás usou uma estratégia tentadora oferecendo á Jesus todas as riquezas do mundo para que Jesus se curvasse em adoração á ele, Jesus também usou uma resposta curta, direta, e estratégica, dizendo o seguinte para Satanás: “Saia daqui, Satanás ! Apenas o verdadeiro Deus é que deve ser adorado !” “Então Satanás foi embora, e começaram a aparecer anjos para cuidar de Jesus.” (Mateus cap.4 vers.10,11).
 
Observe que (Êxodo cap.20 vers.3,4,5) também traz uma importante observação sobre regras:
 
“ – Jamais adore á outros deuses; adore somente á Mim !”
“ – Não construa imagens de nenhuma coisa que existe em cima do céu, ou aqui em baixo da terra, ou nas águas que existem debaixo da terra !”
“ – Não se ajoelhe diante de ídolos, e nem os adore, pois Eu, O Senhor Deus, não tolero outros deuses. Eu castigo e condeno todas aquelas pessoas que Me odeiam, e o mesmo Eu farei com os descendentes de vocês !”
 
  Vejam que estes não são apenas avisos, mas sim mandamentos. O Deus entregou estes mandamentos é o mesmo Deus que se revelou em Jesus Cristo, Seu próprio Filho. Portanto, á única adoração verdadeira e aceitável é aquela dirigida á Ele. Se não for assim, então a sua adoração não será considerada como verdadeira, mesmo sendo feita de forma grandiosa e impressionante. Muitas vezes Deus dá mais valor nas palavras de uma criança, do que nas palavras de um experiente sábio !!!
 
Uma outra observação importante é ser encontrada em (Deuteronômio cap.18 vers.10 á 12), quando Deus alertou Moisés de que o povo de Israel estava realizando encantamentos e adorações a falsos deuses, Deus mandou Moisés transmitir o seguinte recado para eles: “Não ofereçam os seus filhos em sacrifícios, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram a sorte, não tolerem os feiticeiros que existem por lá, nem aqueles que fazem despachos, e muito menos aqueles que invocam espíritos de mortos. Pois saibam que o Senhor Deus detesta e condena todos aqueles que praticam essas coisas nojentas...”
 
“Em todas as coisas sejam fiéis ao Senhor, nosso Deus.” (Deuteronômio cap.18 vers.13).
 
C) SAIBA QUE, A VERDADEIRA ADORAÇÃO Á DEUS TAMBÉM É CONSIDERADA UMA MARCA DA FÉ SALVADORA:  Observe que em (Filipenses cap.3), Paulo ensina que uma determinada pessoa só pode ser aceita por Deus através da sua própria fé em Cristo. Veja que no (vers.3) Paulo traz a seguinte explicação: “...Nós adoramos á Deus por meio do Seu Espírito, e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus...”
 
Se você analisar com clareza todo o contexto de (Filipenses cap.3), poderá chegar a conclusão de que na verdade Paulo está querendo ensinar algo do tipo: “A verdadeira adoração também é considerada uma característica da fé salvadora !!!” 
 
“Sei que não é através da minha obediência á lei que eu serei aceito pode Deus. Agora, sei que é através da minha fé em Cristo que eu sou aceito por Deus. Tudo o que eu mais quero é conhecer a Cristo, para que eu possa sentir dentro de mim o poder da verdadeira ressurreição... (Filipenses cap.3 vers.9,10).
 
D) SAIBA QUE, A VERDADEIRA ADORAÇÃO TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA COMO SENDO UMA ESPÉCIE DE ATIVIDADE COLETIVA:  Sobre isso, em primeiro lugar, saiba que eu não estou querendo dizer que você não pode adorar á Deus de uma maneira íntima, inclusive, por outro lado, Deus também nos recomenda a praticar a verdadeira adoração de uma forma privativa conforme ensina (Mateus cap.6 vers.6) que diz: “Mas você, no momento em que for orar, entra no teu quarto, feche a porta, e ore á Deus...”
 
O que eu estou tentando te ensinar é o seguinte: “De uma forma plena, a adoração também deve envolver a coletividade do povo de Deus !!!” A Bíblia Sagrada apresenta vários registros deste tipo á partir desde Gênesis á Apocalipse.
 
E) SAIBA QUE, DEUS NÃO ACEITA QUALQUER TIPO DE ADORAÇÃO:  Deus deseja ser verdadeiramente adorado por você, mas infelizmente nem tudo o que se faz para Deus é aceito por Ele como verdadeira adoração. Em primeiro lugar, a verdadeira adoração deve vir do seu coração, e não apenas através de expressões ou de boas obras. Saiba que em toda a Bíblia Sagrada, Deus fala mais sobre os tipos de adoração nos Ele não aceita, do que sobre o tipo de adoração no qual Ele se agrada. Observe que em (Amós cap.5 vers.21 á 23) o profeta diz o seguinte: “O Senhor Deus diz ao Seu povo: – Eu odeio todas estas festas religiosas que vocês fazem, e nem tolero estas reuniões solenes. Eu não aceito estes animais que são queimados como forma de sacrifício, nem as ofertas de cereais, e muito menos estes alimentos gordurosos que vocês oferecem como sacrifício de paz. Eu não suporto o barulho que vem destas canções religiosas que estão em suas harpas.”
 
O capítulo 5 do livro de Amós também traz observações sobre pessoas da nossa sociedade atual que de diversas formas injustas possuem um auto poder aquisitivo, estas são classificadas como pessoas ímpias, pois além de injustas, também são desobedientes Lei de Deus. São exatamente estas pessoas que Deus tem chamado para o arrependimento, principalmente aqueles que gostam de explorar pessoas pobres e de negar os seus direitos. Em (Amós cap.5) Deus também diz que nem mesmo as visitas aos santuários podem salvar uma pessoa, ou seja, a Igreja não pode garantir a salvação de ninguém. Quem sabe, quando muitos de vocês mudarem as suas condutas, Deus passará a ter compaixão de vocês. Caso contrário, o castigo será certo !!!
 
“O Senhor Deus não aceita que eu lhe ofereça sacrifícios de animais queimados como oferta á Ele.” (Salmos cap.51 vers.16).
 
Existem dois tipos de sacrifícios que você pode oferecer á Deus: O seu espírito e o seu coração !!!
Mesmo que ambos estejam quebrantados, toda vez em que você oferecer á Ele o sacrifício de entregar o seu espírito e seu coração á Deus, tenha certeza que Ele aceitará o seu sacrifício !!!
 
A adoração também é considerada uma ordem expressa. Deus deseja e ordena a adoração, mas, ainda que a adoração seja uma marca importante e essencial do povo de Deus, nem tudo o que se apresenta como adoração agrada á Deus ou é aceito por Ele. Uma outra observação muito importante é que na Bíblia Sagrada a palavra, ADORAÇÃO, também possui mais 2 significados:
 
A) ADORAÇÃO: Louvar á Deus !!!
B) ADORAÇÃO: Glorificar o nome de Deus !!!
 
“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são Dele.” (Salmos cap.24 vers.1):
 
A Teologia Sistemática classifica o Salmo 24 como um “Salmo Litúrgico”. Composto por Davi, o conteúdo encontrado no Salmo 24 na verdade trata-se de um hino de adoração á Deus. Este hino era bastante cantado pelos judeus que frequentavam as festas religiosas e cultos de adoração á Deus que eram realizados em Jerusalém. Eles costumavam cantar o Salmo 24 em adoração á Deus desde o trajeto que faziam rumo ao templo da cidade, até mesmo durante a realização dos cultos. Agora, se você comparar todo o conteúdo do Salmo 24 para os nossos dias de hoje, poderá chegar a conclusão de que as palavras encontradas nestas letras musicais nos refletem o sobre: “A verdadeira qualidade que as pessoas que adoram a Deus devem ter !!!”  Observem abaixo:
 
“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são Dele.”
“Quem tem o direito de subir ao monte do Senhor ?”
“Somente aqueles que são corretos no agir, limpos no pensar, que não adoram á ídolos, e que não vivem de falsas promessas.”
“Assim precisam ser as pessoas que adoram ao Senhor Deus, e que prestam culto á Ele.”
(Salmos cap.24 vers.1,4,6).
 
 O conteúdo expressado no Salmo 24, também faz um convite para que você reflita como está o seu coração diante de Deus neste exato momento. Mesmo que você consiga manter a sua aparente prática religiosa, você não pode deixar de atentar o seu coração. Na verdade, o que eu também estou querendo te dizer é: “Deus está mais interessado pelas coisas que estão do lado de dentro do seu coração, do que com o que você andou demonstrando nestes últimos dias. Lembre-se que somente Deus é quem pode sondar o seu coração, mudar a sua vida, trazer novas etapas, trazer novos empreendimentos, e mudar completamente o seu íntimo. Um dos principais motivos que levam Deus a desejar o seu coração, é porque Ele sabe que no seu coração precisa ser construído uma nova morada. As coisas velhas precisam ser lançadas para fora, para que uma nova vida possa ser construída dentro de você. Mas lembre-se que primeiro você precisa dar liberdade para que Ele possa entrar e trabalhar no seu interior. Deus não vai entrar em seu coração como um intrometido que não foi chamado. A Sua obra só será realizada se você autorizar a Sua entrada. A decisão inicial só dependerá de você, pois cada um panta aquilo que colhe. Se você autorizar a Sua entrada em seu coração, então tenha certeza de que o seu testemunho de vitória será grandioso e você será declarado um grande vencedor. Mas, por outro lado, se você não autorizar a Sua entrada em seu coração, então tenha certeza de que você vai se ferrar de várias maneiras e em vários sentidos (espiritualmente, fisicamente, financeiramente, profissionalmente, sexualmente, sentimentalmente, psicologicamente, ministerialmente, etc, etc, etc...) !!! Sem Deus você não é absolutamente nada !!! Ele conhece perfeitamente a sua estrutura, e sabe que eu e você não passamos de pó !!! 
 
Existem outras observação importantes nas quais você deve prestar muita atenção:
 
1ª) O Deus verdadeiro deve ser adorado de forma verdadeira !!!
2ª) Deus é um Espírito Verdadeiro, portanto, a maneira certa de adorar á Ele é: Em Espírito e em Verdade !!!
3ª) Você só será considerado um verdadeiro adorador a partir do momento em que você passar a adorar á Deus em Espírito e em Verdade !!!
4ª) A verdadeira adoração em Espírito e em Verdade deve partir do seu próprio interior. Jamais adore á Deus apenas externamente !!!
5ª) Adore á Deus á todo instante. Não deixe para adorar á Deus somente nos momentos de culto, ou no domingo á noite !!!
6ª) Toda adoração que vier de maneira externa, não será considerada uma adoração verdadeira, mas sim uma falsa adoração (atitude pecaminosa) !!!
7ª) A sua adoração deve ser interna e não externa. Deus não trabalha do lado de fora, apenas no lado de dentro. Do lado de fora está o mundo pecaminoso, ou seja, o maligno que é do mundo !!!
 
“Assim precisam ser as pessoas que adoram ao Senhor Deus, e que prestam culto á Ele.” (Salmos cap.24 vers.6).
 
Aprenda uma outra coisa: A maneira certa de adorar á Deus á com base na revelação Bíblica. Deus condena completamente aquelas pessoas que substituem as verdades Bíblicas pelos mandamentos de seres humanos. Portanto, se você pretende adorar á Deus de forma verdadeira, então a sua adoração deve estar de acordo com os princípios e com as revelações encontradas na Bíblia Sagrada.
 
Como pastor, o seu principal propósito é o de direcionar a atenção dos fiéis para a verdade de Deus. Você precisa encorajá-los a conformar suas vidas de acordo com a verdade Bíblica !!!
 
“Aqueles que temem á Deus aprenderão com Ele o caminho que devem seguir.” (Salmos cap.25 vers.12).
 
“O tempo já chegou. Os verdadeiros adoradores devem adorar apenas á Deus em espírito e em verdade...”(João cap.4 vers.23).
 
 
Bom, vou ficando por aqui !!!
Até á próxima !!!
 
 
QUE DEUS TE ABENÇOE.
 
Ministério de Aperfeiçoamento á Pastores e Líderes.
A vida é feita de movimentos.

Nenhum comentário: