AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

27 de dez. de 2013

A VOZ DO SILÊNCIO



 A VOZ DO SILÊNCIO
Em 1982, um navio petroleiro fazendo uma rude manobra colidiu com um rebocador na nossa costa Não houve vítima humana , porém o acidente fez que se derramassem mais de 2 milhões de litros de óleo no mar. As conseqüências foram desastrosas , desde mortes de peixes , animais marinhos , pássaros e inúmeras praias foram atingidas . Em Arraial do Cabo,não houve uma única praia sem ser atingida pela poluição ecológica .
Certo homem que morava perto na Praia do Pontal , assistiu de perto a destruição provocada por aquele derramamento de óleo. Ele ficou tão triste, abatido que tomou uma decisão : viveria uma vida mais simples possível . Se o preço do progresso e do conforto era esse, em destruir o meio ambiente, então chegou a conclusão que não valia a pena. Tomou uma decisão e agiu: vendeu a casa , carro, móveis e utensílios domésticos. Porém ,não estava satisfeito. Foi mais além : percorreria o Brasil , defendendo a sua bandeira : uma vida mais natural, tornando-se um verdadeiro anunciador da sustentabilidade.
Após dois anos andando , falando e defendendo a sua causa, tomou outra decisão: não falaria mais nada. Simplesmente queria que seu silêncio falasse mais alto as pessoas a preservarem a vida neste planeta . Não é que funcionou !
Seu voto de silêncio durou dez anos , e assim conseguiu chamar a atenção da mídia em geral para a causa .Aquele homem confessou depois, que esse silêncio ensinou-o a ouvir mais as pessoas e, que todos tem direito a se expressar, mesmo pelo seu silêncio !
Entendo que sua decisão foi extremista, não acha? Porém, lembro-me que as grandes e sábias decisões fluíram por meio do silêncio e não do momento .
Em conformidade com a decisão daquele homem , o Livro mais lido neste mundo tem um conselho sobre isso. Anote : "O tolo não tem prazer no entendimento, mas tão-somente em revelar sua opinião" (Pv 18.2, A21).

Helenho Andrade

Nenhum comentário: