AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

9 de jan. de 2011

ALIMENTOS FUNCIONAIS,AMIGOS DA SUA DIETA ,UM BRINDE A SUA SAÚDE TIM TIM


MILHO E AVEIA AMIGOS DA SUA DIETA  
MILHO
Milho é um cereal muito utilizado no mundo como alimentação para humanos e animais.
Possui boas qualidades nuticionais, contendo vários aminoácidos.
Contém um alto teor de carboidratos, além de ser energético (cada 00 gramas de milho possui cerca de 100 calorias).
Possui vitaminas E, A e B1, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio)e vitamina C
Entre os meses de dezembro a abril ocorre o período de safra.
É muito usado na culinária brasileira em cremes, sorvetes, sopas, sucos, pamonha, cural e saladas.
Nos Estados Unidos tem sido usado para a produção de biocombustível.
É usado também para a fabricação de óleo de milho.
Sempre é bom colocar milho nas saladas .

AVEIA  

Emagreça com a aveia
Este cereal fornecedor de energia é o melhor aliado numa dieta adelgaçante nesta temporada já que, para além das vantagens da sua riqueza em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas), é ainda de mencionar a sua riqueza numa substância de acção relaxante chamada avenina. Uma dieta que contenha aveia revela-se diurética, saciante, anti-estresse e revitalizante mental.
A aveia, remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.
Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas adelgaçantes.
Sacia, revitaliza, dá energia e tranquiliza. Este mês, descubra as vantagens nutritivas da aveia. Um cereal bastante nutritivo que, além de o ajudar a emagrecer, revitaliza o seu poder mental, fornece-lhe um aumento de energia, e tem uma acção relaxante contra o estresse.


As vantagens da aveia
Estimulante mental - O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.
Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").
Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.
Anti-estresse - A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse.


Os benefícios da Aveia para o coração

Seus benefícios são muitos. Desde a regulação do trânsito intestinal, até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon.

No intestino, as beta-glucanas (um tipo de fibra contida na aveia), em contato com a água, formam uma espécie de gel, que serve de alimento para as bactérias intestinais - os probióticos – e tem efeito protetor sobre o cólon intestinal, além de estimular os movimentos intestinais e diminuir a absorção e produção de colesterol.

Outro efeito das fibras da aveia é o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos diabéticos com resistência à insulina. As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, evitando grandes elevações da glicemia.

No emagrecimento, a aveia pode ser utilizada como coadjuvante da dieta, não só pelas propriedades de regulação intestinal e controle da glicemia, mas também pela sua capacidade de proporcionar a sensação de saciedade.

Tais benefícios se devem ao seu teor de fibras em torno de 10%. Por exemplo: 40 gramas de farelo de aveia (aproximadamente três colheres de sopa) contêm cerca de quatro gramas de fibras.

A grande vantagem é que a aveia não perde suas propriedades durante o beneficiamento, diferente de outros cereais de sua família, como o trigo, por exemplo.

Para obter os benefícios desejados da aveia, o ideal é consumi-la regularmente, todos os dias, três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro de farinha de aveia.

Mas atenção! A aveia é um alimento funcional, mas também contém calorias. Ao incluir a aveia na alimentação diária, substitua uma porção de um alimento fonte de carboidrato (um pão francês ou seis biscoitos de água e sal). Indivíduos que sofrem de intolerância ao glúten – a doença celíaca – devem evitar o consumo de aveia, que é uma importante fonte de glúten.

Para potencializar os benefícios citados acima, o consumo regular de água é indispensável!

Aproveite os benefícios dos alimentos funcionais e faça um brinde à sua saúde!

Nenhum comentário: