AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

23 de jan de 2011

VOLUNTÁRIOS EM TRAGÉDIAS TAMBÉM PRECISAM DE CUIDADOS

DIA 22/01/2011 ESTIVE EM UM CURSO NO RIO 

CAPACITAÇÃO DE FACILITADORES DE RECUPERAÇÃO EMOCIONAL EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES Intervenção psicossocial

Ministrantes: Ingrid Bayer Costa, [SC] Roseli Kühnrich de Oliveira [RS], Ageu Heringer Lisboa [SP] - Docentes da Eirene, membros do CPPC, terapeutas familiares com histórico de atuação em emergência e desastres.


SITES DE APOIO AO VOLUNTÁRIO: 
http://www.sosglobal.org.br/sosglobal/Portugues/ , http://secompmnf.blogspot.com/
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm
http://cruzvermelha.org.br/


 *QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO?
QUALQUER PESSOA MAIOR DE 18 ANOS COM BOA SAÚDE FÍSICA,MENTAL E EMOCIONAL .


É BOM QUANDO UM VOLUNTÁRIO TEM OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO ,POIS ELE SABERÁ O QUE FAZER E QUAIS ORGÃOS PROCURAR NO MOMENTO DAS TRAGÉDIAS.OUTRO CURSO RECOMENDÁVEL É O DE CAPELANIA :


 CAPELANIA
É o serviço responsável pelos cuidados espirituais.através de profissionais capacitados que levam amor, conforto e esperança vivendo a fé cristã através do atendimento espiritual, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca contínua da excelência no ensino e no ministério de consolo e esperança eternos.
http://caherj.blogspot.com/


TRAGÉDIA:



NO CASO DA TRAGÉDIA DA REGIÃO SERRANA RJ . ONDE MUITOS AJUDARAM E AINDA  ESTÃO AJUDANDO ,PODEMOS OBSERVAR QUE NO PRIMEIRO MOMENTO DA TRAGÉDIA OS VOLUNTÁRIOS TIRAVAM ATÉ CORPOS EMBAIXO DA LAMA ,ERA NECESSÁRIOS PESSOAS COM FORÇA FÍSICA E EMOCIONAL,PARA VER DE PERTO AQUELA TRAGÉDIA TODA E FAZER O TRABALHO NECESSÁRIO.
AGORA QUE MUITOS FORAM ENTERRADOS,OUTROS ESTÃO EM ABRIGOS,MUITOS DESAPARECIDOS ,OBSERVAMOS QUE ELES PRECISAM DO VOLUNTÁRIO QUE SEJA TAMBÉM UM CONSOLADOR ,UM FACILITADOR DE RECUPERAÇÃO EMOCIONAL,ALÉM DOS MÉDICOS E PSICOLOGOS.
ESSES VOLUNTÁRIOS  SÃO PREPARADOS PARA AJUDAR EMOCIONAMENTE AS VÍTIMAS ,E OS OUTROS VOLUNTÁRIOS TAMBÉM ,POIS QUEM CUIDA PRECISA DE CUIDADOS .ESTE FOI UM DOS FOCOS DO CURSO QUE PARTICIPEI ALÉM DO DE CAPELANIA .
VIMOS QUE HÁ NECESSIDADE DE VOLUNTÁRIOS QUE NÃO VÃO SURTAR NA TRAGÉDIA,POR ISSO PRECISAM DE SABEDORIA EMOCIONAL . O CURSO DEU ORIENTAÇÕES VALIOSAS :



 VOLUNTÁRIOS:

*VOLUNTÁRIO NÃO PODE SER APENAS MAIS UM , ELE PRECISA SOMAR E MULTIPLICAR NA TRAGÉDIA .
*VOLUNTÁRIO TEM SUAS NECESSIDADES E PRECISA RESPEITÁ-LAS COMO : DORMIR ,SE ALIMENTAR,TER HIGIENE ,ETC.SE O VOLUNTÁRIO NÃO SE CUIDAR ELE PODE VIRAR OUTRA VÍTIMA ,OU MAIS UM PARA SER CUIDADO.
* VOLUNTÁRIO É ALGUÉM QUE ESCUTA O OUTRO SEM JULGAR E ESCUTA MAIS DO QUE FALA.
*VOLUNTÁRIO É SEMPRE OBSERVADOR E ATENCIOSO ,RESPEITA OS LIMITES ,OBEDECE A ORGãos QUE ESTÃO NO COMANDO DAS OPERAÇÕES EM TRAGÉDIAS .
*VOLUNTÁRIO ENCORAJA  E ENFRENTA AS CRISES JUNTO COM AS VÍTIMAS.
*VOLUNTÁRIO PRECISA DE DESCANSO,POIS PESSOAS CANSADAS NÃO TEM CONDIÇÕES DE AJUDAR E MUITAS VEZES ATRAPALHAM.
*VOLUNTÁRIO TEM LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES COMO TODO SER HUMANO.EX:SE NÃO PODE VER SANGUE OU CADÁVERES AJUDE NA COZINHA OU EM OUTRA AREA DO DESASTRE OK.
*VOLUNTÁRIO NÃO DEVE LEVAR O PROBLEMA DAS VÍTIMAS PRA SUA CASA,O PROBLEMA DO OUTRO É SEMPRE DO OUTRO,NÃO O TOME PARA SI,POIS VOCÊ NÃO FAZ MILAGRES,FAÇA O QUE PUDER ATÉ SEUS LIMITES OK.
#VOLUNTÁRIO SABE QUE MAIS QUE RECONSTRUIR UMA CIDADE OU PAÍS APÓS A TRAGÉDIA ,É NECESSÁRIO RECONSTRUIR VIDAS . VIDA SÃO SERES HUMANOS,VEGETAIS E ANIMAIS.
NOÉ LEVOU OS ANIMAIS NA ARCA ,SE ELE NÃO FIZESSE ISSO APÓS O DILÚVIO NÃO EXISTIRIAM ANIMAIS NA TERRA.
*VOLUNTÁRIOS SEMPRE TERÃO QUE FAZER ESCOLHAS E PRIORIZAR AS EMERGÊNCIAS.É UM TRABALHO DE DESGASTE FÍSICO E EMOCIONAL .
*VOLUNTÁRIO PRECISA TER EM MENTE QUE O APOIO ESPIRITUAL NESSES MOMENTOS SÃO IMPRESSINDÍVEIS ,SEJA QUAL FOR SUA RELIGIÃO O PONTO SERÁ FÉ ,ESPERANÇA E CONSOLO OK.
*VOLUNTÁRIO PRECISA RESPEITAR A PRIVACIDADE ,EM ABRIGOS ISSO É FUNDAMENTAL,SE A VÍTIMA QUER CHORAR ?DEIXE ,AFINAL DEUS DEU LÁGRIMAS FOI PARA CHORAR.CADA UM TEM UM MODO  DE ESPRESSAR SEUS SENTIMENTOS.SÓ CONSOLE SE SENTIR QUE NÃO ESTA ULTRAPASSANDO AS FRONTEIRAS DA PRIVACIDADE .
*VOLUNTÁRIO HOMEM CONSOLA OS HOMENS E VOLUNTÁRIO MULHER CONSOLA AS MULHERES ,SABEMOS QUE ESTAMOS LIDANDO COM SENTIMENTOS E COM PESSOAS E NÃO SABEMOS COMO  ELAS ENTENDERAM SUA AJUDA .
*VOLUNTÁRIOS DEVEM ENCORAJAR AS VÍTIMAS A SEREM INDEPENDENTES DELE SEMPRE ,POIS A CRISE E A TRAGÉDIA VAI PASSAR E VOCÊ NÃO FICARÁ COM A VÍTIMA PARA SEMPRE .



                                    CRIANÇAS:

*AS CRIANÇAS E ADULTOS PRECISAM OCUPAR A MENTE ,DISTRAIR-SE E DE DESCANSO PARA SE RECUPERAREM DA TRAGÉDIA, DO LUTO,DA TRISTEZA,DAS AUSÊNCIAS .
*CRIANÇAS SEMPRE FAZEM PERGUNTAS DIFICÉIS SE VOCÊ NÃO TEM DOM PARA LIDAR COM CRIANÇAS ,CHAME UM VOLUNTÁRIO QUE TENHA .
*CRIANÇAS VÃO TE PERGUNTAR SOBRE A MORTE, SOBRE DESAPARECIDOS ETC. PENSE NO QUE VOCÊ DIRIA A SEU FILHO?NO QUE GOSTARIA QUE DISSESSEM A SEU FAMILIAR SE FOSSE COM VOCÊ? A VERDADE É SEMPRE O MELHOR A DIZER ,MAS EXISTEM FORMAS PARA ISSO E O TEMPO CERTO TAMBÉM,ESCUTE SEU CORAÇÃO E SABERÁ O MELHOR MOMENTO.
*SEJA ALGUÉM EM QUE A CRIANÇA PODE CONFIAR ,CONTE HISTÓRIAS ,BRINQUE , A FORMA LÚDICA É A MELHOR MANEIRA DE SE LIDAR COM OS PEQUENOS.
*LEMBRO-ME DE UMA CENA EM QUE PAI EXPLICA A MORTE AO FILHO COM UMA LUVA,ELE DIZ QUE VESTIMOS A VIDA COMO VESTIMOS AS LUVAS É UM DIA TEMOS QUE TIRAR A LUVA E GUARDÁ-LA .  PLANTAS, ANIMAIS  MORREM, PERDEMOS COISAS E PESSOAS QUE AMAMOS.PENSE NA MELHOR FORMA DE EXPLICAR ,MAS SEMPRE COM A VERDADE .


                                       CULTURAS:


*SEMPRE DEVEMOS RESPEITAR AS CULTURAS DOS OUTROS E DAS PESSOAS QUE ESTAMOS AJUDANDO,E NUNCA IMPOR A NOSSA.
*HÁ PAÍSES ONDE A MORTE DO ENTE QUERIDO É COMEMORADA ,TEMOS QUE RESPEITAR ,SE FOR VOLUNTÁRIO EM OUTRO PÁIS PRECISARÁ DE INFORMAÇÕES BÁSICAS DA CULTURA .

ESSES FORAM PONTOS IMPORTANTES DO CURSO QUE EU PRECISAVA COMPARTILHAR COM VOCÊS,AFINAL SOMOS MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÕES.
SE VOCÊ É OU DESEJA SER UM VOLUNTÁRIO,ESPERO QUE ESTAS INFORMAÇÕES SEJAM UTÉIS E QUE VOCÊ AS COMPARTILHE COM OUTROS.



#BEIJOS DE PAZ A TODOS @ANDREIAJESUS

Nenhum comentário: