AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

26 de jan. de 2012

ILHAS MALDIVAS PODE DEIXAR DE EXISTIR

Aquecimento global pode mover toda a população das Ilhas Maldivas

por
Giovanni Tonussi
.
ilhas-maldivas-300x225.jpg
O arquipélago impressiona pela beleza natural


Muitos lugares do Planeta já sofrem com efeitos do aquecimento global, mas a população das Ilhas Maldivas pode ser a primeira a ter que se mudar por conta de desastres ambientais.
A nação é cercada pelas águas do Oceano Índico, e sofre com o aumento do nível do mar, que vem sendo acelerado pelo efeito estufa, correndo o risco de ter todo o território inundado.
Segundo dados da ONU, a previsão é de que, até o final do século vinte e um, as águas da região tenham subido cerca de trinta centímetros.
O número pode parecer pouco, mas não para o arquipélago que tem o relevo mais alto a apenas dois metros do nível do mar.
O atual presidente, Mohamed Nasheed, já tem planos de realocar os mais de trezentos e cinqüenta mil habitantes das Maldivas, afirmando que, se não tomar medidas visando o futuro, seu povo pode ser tornar refugiado ambiental em menos de vinte anos.
Por enquanto, os países mais cotados para a mudança são a Índia, o Sri Lanka e a Austrália, por terem culturas próximas e vastas áreas desabitadas.
E se você está precisando de uma causa nobre para tirar férias nessa região paradisíaca, o plano do governo é criar um fundo de investimento para novas terras, aproveitando os ganhos do setor de turismo, que cresce todos os anos no país.

Nenhum comentário: