AMIGOS DO BLOG VEJA E SINTA SEJA UM MEMBRO

3 de mai. de 2011

PLANTE MORANGOS


Plantando morangos em casa
Caros amantes da jardinagem,

Desde a publicação do livro de Jamie Oliver (aquele Chef culinário) "Jamie em Casa" parece ter aumentado o número de pessoas que querem cultivar temperos, hortaliças e até frutas em casa.

Tê-los sempre frescos, sem agrotóxicos e sentir a magia de você mesmo ter cultivado são uma compensação incomparável. Vale realmente a pena plantar qualquer coisa que seja em casa.

Eu, particularmente, prefiro empregar meu tempo em plantas do que com pessoas. A medida que você se empenha recebe em troca frutos, flores, crescimento. É bom sentir tudo ao seu redor crescendo e frutificando. Enquanto, por outro lado, há pessoas as quais você doa seu tempo e só te puxam para baixo.

Mas vamos falar dos morangos. Eles podem ser cultivados em vasos com muito sucesso. O ideal é você arrumar mudas de morango, se alguém por perto tiver um pé, basta retirar um broto (estolão) dela e plantar na sombra.

Se não for possível arrumar uma muda, você pode começar do zero, a partir de um simples morango. E, para tanto, basta pegar um morango bem maduro, e retirar aquelas partículas minúsculas agarradas (aquelas que quando você faz a vitamina de morango sempre ficam no fundo do liquidificador rs) na superfície, que são suas sementes. Pegue areia fina, coloque em uma jardineira, e jogue aquelas sementes retiradas na areia, não precisa cobrir, pois ao irrigar elas se cobrirão pois são muito pequenas. Lembre-se de regar com cuidado, sem revirar muito a areia. Irrigue todos os dias e mantenha o vaso no sol,em 30 ou 40 dias vc vera várias mudinhas nascendo.

Espere elas crescerem por 2 meses e replante uma a uma em vasos individuais. Os vasos devem ser de preferência pouco maior que a "copa" vamos assim dizer do pé de morango, compre substrato agrícola para enche-los e replante uma muda em cada vaso. Irrigue diariamente e passados 20-30 dias, começe a adubar com "ouro verde" o famoso NPK comprado em qualquer loja de material agrícola. Em 3 meses você terá a satisfação de colher seus próprios morangos.

2 comentários:

caio disse...

pode ser um morango de supermercado aqueles congelados ?
ou só morangos frescos ?
pq aqui onde moro nao vendem morangos frescos só congelados.

LOUCA POR JESUS-FREAKS disse...

SIM COLOQUE PARA MADURAR,TEM QUE ESTAR BEM MADURO